Veja como escolher os móveis para casa

Entenda a importância de escolher bem os móveis para casa

Mobiliar a sua casa é uma atividade que exige organização, tranquilidade e informação. Afinal de contas, a decisão deve atender ao seu gosto e ao das pessoas do seu círculo de convivência por um período relativamente longo.

Procure reservar um tempo para planejar o que realmente você deseja e precisa ter em sua casa ou apartamento antes de ir às compras.

O mercado oferece muitas opções e a pesquisa é uma das boas ferramentas a seu favor. Além da economia no orçamento, procurar as peças de acordo com as suas necessidades, conforme as áreas em que serão instaladas e a decoração é imprescindível para que nada fique mal colocado ou não combine com o restante dos itens decorativos.

Conheça quais critérios considerar na escolha dos móveis

Para facilitar a sua tarefa e contribuir para que você encontre a mobília dos seus sonhos, relacionamos alguns fatores a serem observados nesse momento. Confira.

Estilo da decoração

As peças que mobiliarão o seu lar devem estar em harmonia com o estilo de decoração existente ou que você pretende adotar. Os principais estilos decorativos são:

  • clássico: é um estilo que se destaca por suas linhas requintadas e elegantes, com uma inspiração grega e romana;
  • retrô: é marcado por elementos que remetem aos anos 1950/70. O design é visualmente marcante e dinâmico, revelando muito da personalidade dos habitantes da residência;
  • rústico: reproduz as moradias campestres, utilizando-se de muitos elementos reciclados. Dá um ar de naturalidade aos ambientes, com muito bom gosto;
  • industrial: é um estilo surgido nos Estados Unidos da América na segunda metade do século 20, que transformou os galpões e áreas industriais, com suas instalações elétrica e hidráulica aparentes, metais, concretos e alvenaria à vista, em residências;
  • contemporâneo: ele se utiliza de muitos traços de modernidade, principalmente os materiais de tecnologia avançada e os desenhos geométricos, além de explorar as cores e as texturas.

Espaço do ambiente

Beleza e conforto são aspectos importantes a se observar na hora de adquirir os móveis da casa. Entretanto, não são apenas eles os fatores que você deve verificar quando for fazer isso.

É fundamental levar em conta a área disponível no cômodo, incluindo a disposição de portas e janelas, para que a mobília componha a sua decoração com funcionalidade e equilíbrio.

É comum as pessoas comprarem peças lindas e serem surpreendidas no instante em que elas são entregues na residência: passam apertadamente pelas portas (isso quando não são danificadas ou estragam as paredes); são dissociadas do que se propôs para o ambiente; e, o pior, não cabem no local.

Funcionalidade

Conciliar estilo, beleza e conforto é uma operação que exige muita atenção. Contudo, outro item precisa ser levado em conta durante a escolha do mobiliário, especialmente se você for mobiliar espaços pequenos: a funcionalidade.

Optar pelo funcional  permite que você consiga aproveitar melhor a área do local, sem que ele fique com aquela sensação de claustrofobia e atulhamento.

Além de serem usados em mais de uma função, itens dessa categoria dobram, desdobram, podem ser reunidos em lugares menores, sem que você tenha de abrir mão da beleza e da sofisticação.