Como decorar ambientes pequenos

Decorar uma sala pequena parece simples mas exige um pouco de cuidado. Um móvel que compre com o tamanho errado pode estragar a harmonia do ambiente fazendo com que tudo fique desalinhado, mas calma, não se desespere. Nesse post você vai aprender o passo a passo de como decorar a sua sala pequena de forma simples!

Uma sala pequena, pede um sofa pequeno

Eu sei que o que a gente sonha mesmo é com um sofazão enorme onde você pode esticar as pernas mas quando temos uma sala pequena isso pode afetar na circulação e no equilíbrio da decoração. 

Você vai precisar pensar em sofás menores e pode acreditar, existem vários modelos pequenos muito confortáveis! =)

Utilize poltronas ou puffes decorativos

O puffes são um recurso coringa na decoração. Eu postei uma vez no Instagram sobre puffes que ficam acoplados embaixo rack, assim quando você receber alguém ele pode servir tanto como assento mas também para apoiar uma bandeja.

Utilize Tapetes da Forma Correta

Os tapetes tem uma ótima função de unir móveis eles devem ser maiores do que a largura do sofá e devem ficar entre 15 a 20 cm abaixo do pé do sofá. Tapetes com listras indicam a direção que você deseja alongar.

Como estamos falando de salas pequenas, dê preferência para estampas menores pois chamam menos a atenção.

Cortinas

Como a Arquiteta Paula Matta já ensinou para a gente neste post, para ambientes pequenos é preferível que você use toda extensão da parede para colocar a cortina, assim o ambiente ganha amplitude. Esse é um truque muito utilizado por arquitetos e decoradores. Um outro truque também é a utilização de tecidos mais leves e cores mais claras, assim a luz passa pelo tecido fazendo com que a sala fique maior.